Não é novidade que a tecnologia e as constantes inovações desse setor trazem benefícios para nichos variados do mercado, inclusive o de gestão financeira.

Essa área é essencial para qualquer tipo de empresa que presa pela organização e administração de qualidade, e contar com ferramentas e dispositivos que tornam essa constante tarefa mais fácil e com menor chances de erros é essencial.

Por essa razão, o número de companhias que estão se rendendo aos benefícios da tecnologia nesse setor está em constante crescimento.

Um dos maiores desafios da gestão financeira, atualmente, é o de captar, armazenar, compreender e lidar com uma alta quantidade de dados, que são essenciais para a tomada de decisões, estudos e análises, que podem indicar problemas monetários no negócio ou até mesmo oportunidades, por exemplo.

Entender mais sobre os novos aspectos tecnológicos que podem auxiliar nessa tarefa é essencial para diminuir a burocracia, otimizar processos e obter novas leituras do mercado.

Por isso, no artigo de hoje iremos falar de que forma a tecnologia pode ajudar na gestão financeira da sua empresa. Continue a leitura.

Como aliar a tecnologia com a gestão financeira da empresa?

As evoluções tecnológicas são tão grandes que, para quem atua em outros setores, pode ser difícil acompanhar em tempo real. 

É por esse e outros motivos, como o medo da integração e de não se adaptar, que essa transição se torna mais lenta em algumas empresas.

No entanto, a tecnologia pode ser facilmente aliada à gestão financeira, além de poder trazer benefícios, como a centralização de dados, maior controle de transações, redução de gastos, auxílio na tomada de decisões e muito mais.

Conheça os diferentes tipos de tecnologia que podem agregar na gestão financeira de organizações de setores diversificados.

Integração com o ERP

Uma das principais preocupações do setor financeiro dos negócios é controlar a entrada e saída de dinheiro, e contar com uma solução que permita esse maior controle é essencial.

Existem softwares atualmente que conseguem interligar as informações de qualquer tipo de transação com o ERP, uma sigla em inglês que pode ser traduzida para Sistema de Gestão Empresarial.

Com esses dados cruzados, é possível ter um domínio muito maior e compreender qualquer problema que possa estar acontecendo nesse tipo de processo.

Softwares de controle de pagamento

Empresas de médio a grande porte, geralmente, possuem uma longa lista de pagamentos a realizar a seus funcionários.

Efetuá-los incorretamente e fora da data, além de ser passível de multa por causa das leis trabalhistas, desmotiva a equipe, assim como faz a companhia perder credibilidade.

Com um software que apresenta lembretes sobre os prazos e os valores a serem pagos, essa árdua tarefa pode ser concluída de forma simples e sem grandes complicações.

Recebimento e controle de notas fiscais eletrônicas

Lidar com notas fiscais é uma tarefa de muitos tipos de empresas, que, inclusive, podem se confundir com a alta demanda desse tipo de documento e cometer erros, assim como perder importantes papeladas.

Por isso, ter um controle digital das notas fiscais eletrônicas, além de agrupar dados e manter documentos importantes em segurança, permite um controle maior sobre elas.

A tecnologia da Contabilidade digital

A contabilidade digital é uma das maiores tendências atualmente. Com ela, você consegue integrar máquinas, softwares e ferramentas digitais a tarefas humanas, de forma a dar um novo passo na área contábil da sua empresa.

Além de agilizar o trabalho do setor financeiro e dos contadores das organizações, esse tipo de serviço alia a alta capacidade de armazenamento, gestão e análise de dados com a agilidade e qualidade dos relatórios fornecidos, que geralmente envolvem Inteligência Artificial.

Você já pensou em dar um novo passo na gestão financeira da sua empresa? Aproveite para entender como a Montenegro e a 360 BPO podem lhe ajudar com isso e trazer muitos outros benefícios. Entre em contato conosco.