A produtividade da empresa está diretamente ligada com diferentes fatores, como os processos internos, a estrutura da empresa e, até mesmo, a maneira de liderança do negócio.

Por meio de alguns passos simples é possível incentivar o time a se organizar e ir além dos resultados que estão sendo obtidos no momento.

Para auxiliar você nessa jornada, criamos esse artigo. 

Nele, nós, da Montenegro Contabilidade, vamos listar 4 ações que podem ser implementadas para aprimorar a utilização do tempo e aumentar a produtividade da empresa. Continue lendo e confira!

Quais são as melhores práticas para aumentar a produtividade da empresa?

Existem muitas maneiras de aumentar a produtividade da empresa. 

Confira algumas práticas que você pode colocar em prática sem muito esforço para ter resultados:

Corte as reuniões desnecessárias

Pense na sua rotina empresarial e conte, exatamente, quantas reuniões você faz por semana com a sua equipe. Se for demais, é hora de repensar.

Por mais que incentivar a comunicação seja essencial, o excesso de reuniões pode prejudicar a produtividade da empresa.

O ideal é que tudo que possa ser resolvido de forma rápida e simples seja enviado por e-mail para todos os colaboradores envolvidos. 

Isso vale, principalmente, para comunicados de decisões que já foram tomadas e só precisam ser informadas.

Outra alternativa é contar com uma plataforma que otimize a comunicação e organização, listando as tarefas que precisam ser feitas, as informações relevantes e o que mais for importante para a rotina do colaborador.

Invista em capacitação

Outra forma de aumentar a produtividade da empresa é por meio de capacitação, investindo em treinamentos para que os colaboradores desenvolvam ou aprimorem habilidades que são necessárias para o cargo.

Também é possível apostar em qualificações para conhecer novas tecnologias que podem facilitar os processos.

Além disso, esse investimento ainda mostra que o seu negócio se importa com o time, os deixando mais entusiasmados com o trabalho.

Segundo uma pesquisa realizada pela Right Management, colaboradores motivados são até 50% mais produtivos.

Vale lembrar ainda que os colaboradores que se sentem felizes e realizados têm menor taxa de rotatividade, gerando mais resultados para sua empresa.

Saiba delegar tarefas

Outro problema que pode afetar a produtividade da empresa é a delegação incorreta de tarefas.

Muitos colaboradores têm mais facilidade e preferem atuar em um processo do que em outro, o que pode significar mais eficiência.

Avalie se você não pode ter as pessoas certas em cargos errados.

Se a empresa precisa entrar em contato com os clientes para um comunicado via e-mail e telefone, por exemplo, avalie se há alguém da equipe com mais habilidades na escrita e na comunicação verbal e separe-as de acordo com as suas competências.

Para saber delegar tarefas é essencial conhecer os seus colaboradores, as suas capacidades e limitações, utilizando as capacitações para diminuir essas últimas e valorizando o que já fazem bem.

Tenha uma cultura de feedback

O feedback é um instrumento que, quando utilizado corretamente, pode aumentar muito a produtividade da empresa.

Quando você elogia um acerto e aponta um erro do colaborador, se cria uma cultura de autoaprimoramento dentro do negócio, além de demonstrar que você, como gestor, preza pela transparência e honestidade.

Ao reconhecer um bom trabalho, ainda é possível deixar o colaborador mais motivado.

De acordo com a Forbes, 4 a cada 10 colaboradores não engajam ou se sentem emocionalmente conectados com a empresa quando não recebem um retorno sobre o que fazem.

Além disso, 82% das pessoas apreciam o feedback, tanto o negativo quanto o positivo. 

Outra informação interessante é que 43% dos colaboradores que “vestem a camisa” recebem um parecer sobre o seu trabalho ao menos uma vez por semana.

Atenção: esse último passo deve ser seguido com cuidado, criando uma cultura de retorno dentro da empresa para ambos os lados e focando na crítica construtiva, não na destrutiva.
Aplique essas ações e veja a grande diferença que fará para a produtividade do seu negócio. Caso você queira mais dicas desse tipo, não deixe de nos seguir no Instagram!