A contabilidade digital é a evolução dos processos contábeis e oferece muitos benefícios para as empresas.

Por meio da melhoria de processos a partir do uso da tecnologia, o contador consegue tornar os processos legais e repetitivos mais práticos e rápidos, podendo focar em uma entrega de maior valor para o cliente.

Assim, você tem um serviço de alta qualidade para auxiliar o seu negócio em todos os momentos, desde a legalização até a organização financeira para diminuir os custos e aumentar o lucro.

Continue lendo o nosso post e saiba mais sobre a contabilidade digital e os seus principais benefícios para a sua empresa.

Como a contabilidade ajuda o empreendedor?

A contabilidade é um serviço que traz muitos benefícios para o empreendedor, auxiliando na organização corporativa e no cumprimento da lei.

Ela deve ser considerada como um investimento que deve acompanhar todos os processos empresariais, desde a sua abertura.

De acordo com Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o país que ocupa a 124ª posição no ranking que avalia a facilidade para abrir um negócio no mundo, ou seja, ainda há muita burocracia envolvida nos processos de abertura e permanência de uma empresa.

Dentro dessa realidade, os serviços contábeis têm como função garantir que a situação cadastral esteja em ordem, além de prestar assessoria sobre a segurança nas leis trabalhistas e o armazenamento de arquivos que podem ser pedidos por órgãos regulamentadores.

Também auxilia o empreendedor a diminuir os seus gastos tributários, assim como no controle financeiro, e traz informações de como é possível reduzir despesas.

Dessa forma, esse serviço ajuda o empreendedor em diferentes questões que são essenciais para que o negócio possa ter uma um crescimento saudável, por isso, é fundamental para quem deseja ter sucesso no seu segmento.

Do analógico para o digital

A contabilidade está presente na vida do brasileiro muito antes do que você imagina. Em 1808, já haviam processos que buscavam fazer a escrituração de espaços privados e de mercadorias.

Em 1869, foi criada a Associação dos Guarda-Livro da Corte, nome antigo do profissional que fazia todo o controle financeiro e a elaboração de escrituras. Tudo isso à mão, o que exigia que o profissional tivesse uma boa caligrafia.

Desde então, muitas mudanças ocorreram e o Estado começou a criar leis que explicitam a importância e a necessidade do contador para os negócios.

Além disso, nesse período também houve grandes avanços tecnológicos, os mais recentes com o surgimento de dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores.

Esse avanço tecnológico não apenas trouxe mais facilidade para o cliente se comunicar com o seu contador, mas também para os processos contábeis.

O que costumava ser feito manualmente, por exemplo, hoje em dia é realizado por meio de software ou transações online, em tempo real.

Além disso, também há maior acesso às informações e legislações, trazendo ainda mais praticidade para as empresas e a possibilidade de interação, processamento de informação e disponibilização de documentos contábeis, como guias, tributos e relatórios, de forma digital, com arquivos na nuvem, o que traz muito mais segurança e economia de espaço e de tempo.

Por todas essas razões, podemos afirmar que vivemos na era da contabilidade digital.

O que é a contabilidade digital?

A contabilidade digital é a evolução dos serviços contábeis por meio do uso de tecnologias que trazem mais praticidade tanto para o profissional quanto para a organização que está sendo atendida.

Vale ressaltar que esse conceito ainda está em evolução, ou seja, existem muitas tecnologias que estão em desenvolvimento que podem ser aplicadas nessa área, como:

  • Inteligência Artificial,
  • Machine Learning,
  • Big Data.

Essa área é consideravelmente nova e era apenas uma previsão há 20 anos, quando se imaginava a criação e manipulação de dados que pudessem ser compartilhados através de equipamentos tecnológicos.

Isso pode ser visualizado no livro Digital Accounting: The Effects of the Internet and ERP on Accounting, escrito por Ashutosh Deshmukh, em 2006, em que o autor previa o modelo da contabilidade digital que temos atualmente.

É importante entender que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse conceito não está relacionado com a tecnologia tomando o lugar do contador, mas sim servindo como um fator para facilitar e tornar os processos diários mais rápidos, possibilitando um melhor atendimento e aumentando a possibilidade de entregar novos serviços e ser ainda mais útil aos clientes.

Assim, a contabilidade não é mais centralizada na burocracia e na legalidade, mas nos clientes e suas necessidades.

A tecnologia também facilita a comunicação com as empresas, que pode ser feita por e-mails, mensagens ou reuniões online e presenciais, tudo de forma muito mais rápida e personalizada de acordo com a conveniência de cada cliente.

Ainda não é possível saber qual será o futuro, mas com certeza a tecnologia terá um impacto ainda maior nesse ramo. A Inteligência Artificial (IA), por exemplo, já tem sido bastante utilizada para a criação de relatórios e declarações de forma personalizada para cada negócio.

Já o Machine Learning possibilita que a IA aprenda com os seus erros e produza documentos cada vez mais precisos para a necessidade do cliente.

Apesar disso parecer ficção, já existem soluções que fazem o uso dessas tecnologias, impulsionando as possibilidades e a qualidade dos serviços da área.

Quais são as principais vantagens da contabilidade digital?

Agora que você já sabe o que é exatamente a contabilidade digital, veja quais são os benefícios dela para a sua empresa.

Automatização dos processos

Muitos processos contábeis são demorados e precisam ser realizados individualmente, trazendo espera e a percepção de lentidão para a companhia contratante.

Com a contabilidade digital, o cliente pode acompanhar em tempo real a execução das tarefas e passa a ser possível automatizar alguns desses processos, ou seja, programar um software para realizá-lo automaticamente, sem necessitar da atenção total do profissional.

Com as informações sendo processadas de maneira mais rápida, o contador pode se dedicar a uma análise mais detalhada dos dados do cliente para que possa comprovar a precisão das informações, oferecer mais agilidade e ainda apresentar informações úteis para a tomada de decisão pela empresa.

Acesso facilitado às informações

Outro benefício é a facilidade para se ter acesso às informações do seu negócio.

As empresas de contabilidade que não seguem o modelo digital realizam os processos internamente e têm dificuldade para disponibilizar informações úteis de maneira ágil aos seus clientes.

Como consequência, muitas vezes a contabilidade é vista apenas como burocrática, para cumprir a legalidade, sem conseguir informar o cliente sobre a realidade do seu negócio.

A contabilidade digital possibilita a disponibilização dos documentos e informações que podem ser necessárias para você por meio de canais digitais, como um portal web ou aplicativo.

Além disso, esse modelo ainda traz mais transparência para a relação com as empresas, uma vez que você poderá visualizar todos os procedimentos contábeis realizados, como:

  • normas e regulamentos seguidos,
  • processos jurídicos,
  • declarações,
  • taxas,
  • tributações.

Mais segurança para os dados

A contabilidade digital traz mais segurança e confiabilidade para os dados da empresa.

Isso porque as ferramentas digitais tornam os processos mais práticos e rápidos, além de diminuírem a interferência humana na hora dos registros, reduzindo a possibilidade de erros na digitação manual ou ainda a perda de documentos relevantes.

Além disso, todos os dados podem ser visualizados de diferentes maneiras, seja por meio de gráficos ou tabelas, proporcionando uma análise mais completa e, assim, trazendo insights valiosos para a empresa.

Mobilidade

Outro benefício da contabilidade digital é a mobilidade que ela oferece para o negócio.

Como já falado anteriormente, você poderá contatar o seu escritório contábil de onde estiver, podendo utilizar diversos canais, como portal de serviços, aplicativo, e-mails, reuniões online ou ainda aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, facilitando a comunicação.

Além disso, esse modelo também permite a contratação de um contador de qualquer parte do país, uma vez que todos os documentos e processos são realizados de forma digital.

Dessa maneira, você consegue encontrar uma empresa contábil que compartilhe os mesmos valores que o seu negócio sem se limitar geograficamente.

Atendimento desburocratizado

A contabilidade digital possibilita que o contador tenha foco em você e proporcione um atendimento desburocratizado.

Dê adeus às reuniões obrigatórias para mostrar o que foi feito e quais processos precisam ser realizados ainda. Todas essas informações estarão disponíveis em uma ferramenta que você terá controle integral.

Qualquer dúvida ou pedido, basta abrir uma solicitação e será dado o devido retorno, sem precisar passar no escritório ou esperar o horário marcado para fazer uma reunião e atender à necessidade da empresa.

Eu preciso mudar para uma contabilidade digital?

Apesar de todas as vantagens desse modelo, de maneira alguma a contabilidade digital é garantia de bom serviço. 

Pelo contrário: a transformação digital pode impactar negativamente os escritórios que não estão preparados para essa mudança cultural e de processos.

Para além de todas as alterações estruturais que esse modelo de serviço oferece, a base do serviço contábil ainda está baseada na capacidade humana de lidar e interpretar as informações, transformando-as em dados, insights e conhecimento útil para a tomada de decisão de cada empreendedor.

O contador continua a ser essencial para as empresas de todos os portes e segmentos e a digitalização dos serviços contábeis, se conduzida de forma que eleve o nível da entrega ao cliente, pode se tornar cada vez mais fundamental para a saúde financeira do seu negócio.

Se você ainda tem dúvidas sobre como a contabilidade digital pode beneficiar a sua empresa, entre em contato conosco.

Nós, da Montenegro Contabilidade, investimos no modelo de contabilidade digital e oferecemos os nossos serviços para todo o Brasil, disponibilizando um atendimento de qualidade com transparência e agilidade nos processos.

Nós atuamos desde 1990 e temos profissionais altamente qualificados e treinados que priorizam o crescimento do seu negócio, buscando contribuir com serviços que são essenciais para o seu sucesso, inclusive além da contabilidade.

Temos clientes em mais de 10 países e 15 estados do Brasil, somando mais de 400 clientes ativos que aprovam o nosso método de trabalho.

Entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar na abertura ou no crescimento da sua empresa.