A contratação de funcionários deve ser pensada de forma estratégica, a fim de evitar turnover (alta rotatividade de pessoal), gastos desnecessários e frustrações desnecessárias.

Seja para assumir uma nova vaga ou substituir um colaborador, é importante considerar alguns pontos para ter certeza de que está escolhendo o profissional certo para a função.

É preciso ter bem claro o que você procura e quais responsabilidades serão delegadas. Dessa forma, evita desentendimentos e expectativas não atendidas.

Foi pensando nisso que reunimos, neste artigo, aspectos de suma importância para quem está passando pelo processo de contratação de funcionários.

Quer saber mais? Confira o que preparamos para você!

Aprenda a fazer a contratação de funcionários

Qual o cultura e os valores da sua empresa? Que perfil de profissional você busca? Quais características você acha imprescindíveis?

Ter a resposta para essas perguntas é um bom começo para traçar um plano de contratação eficiente.

Separamos abaixo aspectos fundamentais para o processo seletivo.

Defina o perfil do colaborador desejado


Não tem como encontrar a pessoa adequada se você não sabe bem o que procura. Portanto, defina o perfil do trabalhador que você deseja.

Se possível, envolva nessa etapa a equipe que vai receber o novo empregado. Faça o levantamento do que eles mais precisam e esperam do novo colega.

Essa é a forma mais eficaz de entender o que você deve priorizar na contratação de funcionários.

Tenha uma descrição correta da vaga para divulgá-la

Quais serão as principais responsabilidades do colaborador? Como será a rotina? Que conhecimentos básicos que ele deve ter? Qual o nível de escolaridade mínimo? E os benefícios?

Ao elaborar a descrição da vaga, é fundamental ter essas informações para segmentar a sua busca.

Não adianta colocar uma descrição superficial ou muito genérica, pois você pode afastar excelentes profissionais por falta de objetividade.

Analise os currículos antes das entrevistas

Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, é comum que as pessoas se candidatem para atividades que não condizem com seu perfil.

Por isso, é importante analisá-los antes de marcar qualquer entrevista. Veja se a pessoa atende ao que você procura e se possui os conhecimentos necessários para preencher o cargo.

Se for o caso, descarte ou guarde para a posterioridade os CVs que não se adequam às descrições da vaga.

Somente após essa avaliação, parta para a próxima etapa. Isso lhe poupará muito tempo e desgaste psicológico.

Fale da função durante a entrevista

Esse momento serve não só para você conhecer os candidatos, mas também para que eles possam entender um pouco mais sobre as funções que lhe serão atribuídas.

Por isso, fale sobre o que você espera dele, suas responsabilidades, rotina e tudo que julgue necessário expor para ele avaliar se condiz com seus conhecimentos e expectativas.

Durante os processos de contratação de funcionários, é importante falar sobre o ambiente de trabalho, política da empresa e os diferenciais que vocês oferecem.

Faça perguntas estratégicas

Infelizmente, não é raro que os candidatos distorçam um pouco seus conhecimentos nos currículos para chamar a atenção dos recrutadores e depois não consigam entregar o que prometeram.

Para evitar esse tipo de situação, faça perguntas estratégicas nas entrevistas. Se for um cargo de liderança, por exemplo, questione se já lideraram alguma equipe e como conseguiram agregar à empresa.

Pergunte sobre situações difíceis que conseguiram contornar e como o fizeram. 

Se precisar de domínio em algum programa específico, interrogue sobre ele ou aplique um teste. É importante saber diferenciar o que é essencial do que é um diferencial.


Atuar de forma estratégica e assertiva na contratação de funcionários é imprescindível para garantir um time produtivo e alinhado com as expectativas da firma.
Gostou das dicas? Então aproveite para conferir como a tecnologia pode auxiliar na gestão financeira da sua empresa!