Gerenciar o estoque de sua empresa é imprescindível para que o seu negócio possa obter sucesso e resultados positivos.

Não há como obter lucratividade sem conhecer detalhadamente a situação dos materiais disponíveis, tais como:

  • produtos acabados,
  • matéria-prima,
  • insumos.

Independente do segmento em que sua empresa atua, o controle de estoque realizado com qualidade é determinante para a lucratividade da operação.

Pois, através desse controle, você poderá saber se está:

Neste post, apresentaremos a importância em gerenciar o estoque da empresa e como obter sucesso com essa operação. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

5 dias para gerenciar o estoque com eficiência

Você já não deve mais ter dúvida com relação à importância de controlar e gerenciar o estoque da sua organização. No entanto, o próximo passo é saber o que pode ser feito para auxiliar nisso. Conheça 5 dicas que o ajudarão nesse processo:

Cuide da quantidade

Qual a quantidade ideal de produtos que precisam estar armazenados no depósito para garantir que não faltem mercadorias na área de vendas ou produção?

Por outro lado, produtos encalhados e que não giram são sinônimos de prejuízo.

Para que isso não ocorra, você precisa contar com a tecnologia e sistemas de qualidade, que possam apresentar aos gestores informações que tenham como base as vendas realizadas e que mostrem:

  • estoque mínimo necessário por produto,
  • estoque máximo de cada produto,
  • qual a média de vendas,
  • sugestão de compras baseado na média de vendas.

Faça inventários

Você tem certeza que os números do controle de estoque batem com o que está efetivamente armazenado em seu depósito?

Erros e enganos ocorrem, mas é imprescindível que uma contagem seja realizada periodicamente para uma avaliação a respeito.

Nesse caso, entra o inventário, ou seja, uma contagem completa de estoques, onde você poderá saber se os controles batem com a realidade. Em casos negativos, busque o erro e corrija o processo.

Atualize as entradas e saídas

O inventário do estoque só funcionará se as entradas e saídas forem atualizadas a cada operação.

Para gerenciar o estoque da empresa, é preciso que todos os processos de movimentação de materiais sejam registrados, onde você saiba exatamente o que entra e sai do depósito.

Confira todas as notas fiscais de entrada e confronte com o que está sendo entregue, garantindo que os produtos a serem transportados são exatamente aqueles adquiridos pelos clientes, solicitado pela produção ou pela loja.

Calcule os custos

Conhecer os custos das mercadorias é fundamental para você saber exatamente o quanto possui armazenado no depósito, gôndolas e linha de produção.

Esses valores fazem parte do seu giro de capital e o controle permite que você saiba para onde estão sendo destinados os valores que entram na empresa.

Ofereça descontos pelos produtos parados

Produto parado é um péssimo negócio, portanto, a partir de um bom controle, é possível gerenciar o estoque de mercadorias que devem ser colocadas em promoção, para poderem ser vendidas.

Esteja atento ao giro das mercadorias e não permita que produtos fiquem obsoletos ou tenham as suas datas de validade vencidas.

É preferível vender a preço de custo, ao invés de assumir os prejuízos que as mercadorias certamente irão causar estando armazenadas, gerando gastos que vão prejudicar as operações.
Agora que você já conhece boas dicas para gerenciar o estoque, leia também nosso post que mostra como organizar os documentos fiscais e evitar futuros problemas!