Saber o que é gestão financeira e aplicar os conceitos que envolvem o gerenciamento e administração do dinheiro que circula na empresa é uma obrigação de todo empreendedor que deseja atingir o sucesso.

Não há como manter um negócio sem controlar os recursos financeiros e é impossível se obter crescimento e prosperidade sem saber exatamente:

  • quais são as receitas,
  • quais são as despesas,
  • qual a lucratividade da operação.

Segundo o SEBRAE, 50% das micro e pequenas empresas no Brasil fecham suas portas por inadimplência, falta de capital e de lucro.

Essa situação é comum nas empresas que não desenvolvem uma política de gestão financeira que possa controlar o dinheiro que circula pelo empreendimento, bem como alertar os empreendedores a respeito de possíveis problemas.

Neste post apresentamos o que é gestão financeira e qual a sua importância para qualquer estabelecimento que deseja obter sucesso em sua operação. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é gestão financeira?

Antes de respondermos o que é gestão financeira, é importante destacarmos que qualquer empreendimento necessita de meios para manter uma operação em funcionamento.

Os cuidados com esse assunto exigem o gerenciamento de todos os recursos financeiros da empresa, envolvendo o planejamento, controle e estratégias que garantam o dinheiro necessário para que o negócio possa se manter e crescer.

Esses controles possibilitam que os empreendedores conheçam a real capacidade da companhia em desenvolver investimentos, controlar o fluxo de caixa, ou seja, a entrada e saída de dinheiro, e desenvolver ações para os períodos de baixa rentabilidade.

Qual a importância dela?

É através da gestão financeira que uma empresa consegue se planejar e tomar decisões adequadas quanto a:

  • investimentos,
  • aplicações,
  • promoções comerciais,
  • redução de despesas,
  • captação de recursos,
  • estratégias comerciais.

Essas possibilidades se dão em função de duas ações que precisam fazer parte da rotina empresarial e priorizadas pelos empreendedores, são elas:

Planejamento financeiro

Desenvolver um planejamento financeiro é uma atividade que precisa ser realizada anualmente, apontando as previsões de receitas e despesas da operação.

Além disso, é preciso acompanhar mensalmente o planejamento e adequá-lo de acordo com os acontecimentos e realidade do mercado.

Um planejamento precisa apresentar:

  • receitas previstas,
  • despesas previstas,
  • objetivos a serem atingidos,
  • metas de lucratividade,
  • investimentos necessários.

Análise dos resultados atuais

A partir do planejamento financeiro, deve-se fazer o acompanhamento diário das contas e a análise dos resultados, onde ações e estratégias precisam ser criadas e implantadas para que se atinjam os objetivos.

Sem informações a respeito de onde se deseja chegar e o acompanhamento atualizado dos lucros obtidos, não se consegue saber qual a real situação do empreendimento, daí então, o fechamento de tantos negócios no Brasil.

Como ter uma gestão financeira adequada?

Agora que você já sabe o que é gestão financeira, é importante compreender como desenvolvê-la da maneira adequada.

Um gerenciamento de qualidade registra e analisa todas as entradas e saídas de recursos, onde pode-se conhecer a rentabilidade da operação, os gastos desenvolvidos e as necessidades de investimentos para o crescimento do empreendimento.

Ferramentas de controle precisam ser implantadas na área financeira e controles diários precisam fazer parte operacional do seu projeto.

A melhor forma de conhecer na prática o que é gestão financeira e implantá-la com qualidade é contar com uma empresa especializada que possa auxiliar nesse processo.

Profissionais experientes colaboram na implantação das ferramentas e controles, e possibilitam que problemas sejam facilmente detectados, bem como colaboram efetivamente na diminuição dos custos operacionais, gerando economia a sua organização.
Agora que você já sabe o que é gestão financeira e como proceder para implementá-la, saiba que as soluções da Montenegro incluem a 360 BPO, especialista em terceirização de gestão financeira. Entre em contato e saiba mais sobre os serviços que podem ajudar o seu negócio!